O campus de engenharia da Universidade de Manchester, projetado pelo escritório Mecanoo, recebeu autorização da Câmara Municipal de Manchester e poderá ter prosseguimento. O projeto de £350 milhões pretende juntar engenharia multidisciplinar e comunidade científica, consolidando o campus da Universidade ao longo da Avenida Oxford. O projeto é um dos maiores edifícios únicos já planejados por uma instituição de educação superior no Reino Unido. O MEC Hall, edifício principal do projeto de Mecanoo, tem 195 metros de comprimento.
"Integrando arquitetura, interiores e paisagismo, projetamos um campus que irá proferir ensino de ponta e pesquisa ambiental que auxiliará na ambição da University of Manchester de se tornar uma das melhores universidades em pesquisa do mundo", afirma Francesco Veenstra, sócio da Mecanoo e líder da equipe do projeto. "O MECD terá uma forte identidade que reflete o passado e o futuro de Manchester como uma cidade de pioneiros, ainda liderada por descobertas".
De acordo com os arquitetos, o projeto pretende estabelecer um sentido de permanência entre aqueles que utilizam o edifício e o púbico, de forma que o mesmo aja como porta entre o campus e a cidade. A escolhe dos materiais do edifício, aço e tijolo, visa representar a forte articulação da forma e da estrutura limpa da fachada. Mecanoo assimila o efeito com um analogia: o edifício como mecanismo.
O objetivo do projeto é estabelecer um equipamento que encoraje a pesquisa e o ensino de atividades num ambiente flexível, tanto para os dias de hoje, quanto capaz de se adaptar a mudanças futuras. Alguns dos equipamentos chave do edifício são os mercados no térreo, laboratórios flexíveis, áreas personalizadas e ambientes interativos para aprendizagem. A enorme escala do edifício – 70.590 metros quadrados –, que acomodará as quatro escolas de engenharia da Universidade e dois institutos de pesquisa da Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas, irá posteriormente desenvolver possibilidades para parcerias mútuas.
"O fascinante desenvolvimento do novo campus é uma oportunidade de projeto única na vida, que se baseia na herança de Manchester de inovação e descobrimentos em engenharia e ciência, que teve seu início com a criação do Instituto Mecânico de Manchester em 1824" diz o Professor Martin Schröder, Vice-Presidente e Reitor da Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas da Universidade.
A atual demolição dará lugar para o novo equipamento, que tem conclusão prevista para 2020.